Atividades



Entre em contato com a realidade da saúde brasileira.

O curso de Enfermagem oferece adequada estrutura para a prática em laboratório e para a realização de estágios em hospitais de referência nas cidades de Torres, Capão da Canoa e Tramandaí, bem como nas Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios do litoral norte do RS, o que garante aos acadêmicos o acesso e a compreensão de todos os níveis de atendimento em saúde.
Oferece atendimento à comunidade universitária e municipal por meio de atendimentos realizados no Ambulatório de Enfermagem, instalado no interior do campus, onde os acadêmicos desenvolvem atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como reabilitação e terapêutica específica como preventivo do câncer ginecológico e de mamas, consulta de enfermagem, procedimentos de enfermagem e grupos terapêuticos. Atende a comunidade acadêmica também no que tange a necessidades de urgência e emergência.
Cerca de 90% dos alunos formados estão atuando na área.
 

Projetos de Extensão 


Saúde em Foco: Atendimento de Atenção Primária em Saúde para Adolescentes e Adultos

O projeto de extensão Enfermagem: Saúde em foco tem relevância para área de formação do(a) profissional Enfermeiro(a), no sentido de oportunizar a inserção do acadêmico em uma prática no território do município de Torres em áreas descobertas pela Equipe Estratégia Saúde da Família, com ações de atenção integral à saúde do adolescente e adulto, buscando levar informações para que os mesmos participem ativamente do processo do cuidado.
A relevância do projeto institui-se também na importância social do trabalho para o desenvolvimento integral dos adolescentes e suas famílias, uma vez que corrobora com os serviços já instituídos pelas instituições parceiras com enfoque nas ações de educação e de saúde. Tem como objetivo geral desenvolver ações de educação em saúde nas Escolas, grupos psicoeducativos com adultos, consultas de enfermagem conforme necessidades detectadas. Busca incentivar as práticas de saúde e higiene entre os adolescentes e suas famílias; detectar lacunas na situação vacinal da população-alvo em relação às doenças redutíveis por imunizantes e fazer os devidos encaminhamentos; proporcionar a construção do conhecimento e estimular condutas adequadas em relação aos hábitos alimentares e prevenção de verminoses; estimular relações familiares de paz; promover espaços reflexivos e de troca relacionadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e gestação na adolescência; promover espaços reflexivos e de troca relacionadas à prevenção de acidentes e primeiros socorros em situações de emergências, para o público adulto, ações de rastreamento em locais de trabalho através de parcerias com as Empresas.
As atividades serão desenvolvidas em três turnos por semana em horários a combinar com os Locais parceiros do Projeto, as consultas serão agendadas de segunda a sexta-feira no consultório de enfermagem nos três turnos de atendimento.