Projeto Pedagógico

CURSO DE ENFERMAGEM

            Princípios Norteadores

O Projeto Pedagógico do Curso está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, onde visa a formação do enfermeiro generalista e qualificado para detectar e intervir nas situações de saúde/doença mais prevalentes tanto a nível nacional como regional de atuação, atendendo às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde assegurando a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento (CES/CNE, 2001).
Para alcançar os pressupostos acima, os marcos que norteiam as atividades acadêmicas curriculares e extra curriculares estão voltados tanto para a área Hospitalar quanto para o atendimento a coletividade, ressaltando a promoção e proteção da saúde,bem como a prevenção das doenças e a reabilitação dos Indivíduos melhorando dessa forma a qualidade de vida dos mesmos. 
O Curso de Enfermagem adotou fielmente, desde seu início, as linhas mestras do Projeto Pedagógico da Universidade e, à semelhança, vem conquistando espaços com uma filosofia de trabalho transformadora, com lastro nos pressupostos teológicos que regem a Instituição, orientada pela fé cristã operante pelo amor face às necessidades sociais.
Ao ser criado, o Curso tinha como meta o rompimento do paradigma tecnicista, voltado para a prestação de assistência de Enfermagem passiva e isolada do contexto social. Sendo assim, entendemos que nosso Projeto Pedagógico deva expressar esses conceitos, contemplando o objetivo central que visa a formar Pessoas que possam tornar-se enfermeiros, numa perspectiva humanista-cristã, capazes de assistir o Ser Humano no seu ciclo evolutivo, inserido em seu ecossistema familiar e comunitário, objetivando a excelência nesta formação.
A partir da base filosófica da ULBRA, explícita em seu Projeto Pedagógico Institucional, o Curso de Enfermagem tem por finalidade primordial formar pessoas que entendam a si mesmas como eticamente responsáveis frente à sociedade, cultivando um relacionamento moral entre integrantes de equipe multiprofissional. Concebe a educação não apenas como modo de formação, mas também como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade. Em convergência, considera a educação um meio para o desenvolvimento social enquanto habilita as pessoas a contribuírem para o bem-estar comum na medida plena de suas capacidades.
A filosofia humanística e holística norteia o Curso, com base na compreensão da pessoa, seu objeto, e sua interação com o meio ambiente, onde busca o equilíbrio. Forma enfermeiros generalistas, aptos a dar respostas às especificidades de saúde da população, por meio de ações planejadas, fundamentadas no perfil epidemiológico e quadro sanitário do país, reconhecendo as condições sócio-políticas e econômico-culturais que caracterizam cada comunidade.
A interação ativa do aluno com a população e profissionais de saúde ocorre desde o início do processo de formação, proporcionando ao estudante trabalhar sobre problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados, compatíveis com seu grau de autonomia. Assim, a formação profissional e científica se aproxima das reais necessidades da população brasileira, sobretudo na atenção à saúde oferecida pelo SUS, desenvolvendo a prestação de serviços à população para abordagem integral do processo de saúde e doença.

Missão do Curso de Enfermagem

O papel fundamental da Educação é concebido como um processo humano e social pelo qual o ser o humano se faz, fazendo o mundo e a história. É sob este prisma que a ULBRA se propõe desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, considerando o aluno como sujeito de seu próprio desenvolvimento, possibilitando a elaboração da experiência humana, de forma crítica e criativa.
É com base nestes pressupostos que o Curso de Enfermagem elege como missão: formar e aperfeiçoar pessoas que se tornem enfermeiros, numa perspectiva humanista-cristã, capazes de atender às necessidades de promoção, recuperação e reabilitação da saúde da pessoa e da comunidade, buscando a excelência no ensino da Enfermagem, pesquisa e nas atividades de extensão.
O marco conceitual é norteado pela filosofia Humanística e Holística, com base na compreensão da Pessoa, seu objeto, como um ser biopsicosócio-espiritual, em constante interação com o meio ambiente, onde busca o equilíbrio.